Estética Facial


Botox®

(Toxina botulínica)




O que é o Botox®?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses controladas.

 

Como funciona o Botox®?

A toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueia a transmissão de estímulos para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Este bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois as terminações nervosas regeneram e o produto perde o seu poder.

 

Quais as indicações do Botox®?

O Botox®, para uso estético, está indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Está indicado para rugas na testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos) e as ‘bunny lines’ (rugas na zona lateral do nariz).

 

Porque surgem as rugas?

As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto.

                                            

A toxina botulínica está também indicada para a hiperidrose (sudação excessiva) das mãos e axilas.

 

Botox® na Medicina Dentária:

               

  Sorriso gengival:

Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar cerca de três milímetros de gengiva. Uma exposição superior é considerada sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.

Para algumas pessoas, o sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande, chegando a afetar a autoestima.

Com uma pequena aplicação de toxina botulínica de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, tem a sua atividade diminuída.

               

  Hipertrofia dos masséteres:

O sobre-desenvolvimento do músculo masséter não tem uma causa específica, porém pode estar associado a contração excessiva. As injeções com toxina botulínica diminuem a função muscular e consequentemente uma diminuição de massa muscular tornando a face mais afilada.

              

  Bruxismo:

O bruxismo caracteriza-se pelo hábito de ranger os dentes (frequentemente durante o sono) e por apertamento. Este hábito exige uma contração excessiva do músculo masséter, podendo provocar dores musculares e articulares, dores de cabeça, fraturas e atrição dentárias, etc.

     

Para alívio dos sintomas opta-se por confecionar goteiras ou placas de relaxamento. Outro método é a medicação com relaxantes musculares e ansiolíticos. As injeções com Botox® surgiram inicialmente como complemento ao alívio de sintomas provocados pelo bruxismo, todavia, é cada vez mais um recurso para estes casos, relaxando o músculo masséter e diminuindo as dores musculares, articulares e de cabeça.

 

Quais as contra-indicações e efeitos adversos do Botox®?

O tratamento com Botox® está contra-indicado em mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Indivíduos que estejam medicados com antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, aminoglicosídeos, bloqueadores dos canais de cálcio, sulfato de magnésio ou anti-inflamatórios não-esteróides não devem fazer aplicações. Não devem realizar o tratamento portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

 Imediatamente após as aplicações de toxina botulínica podem ocorrer pequenas nódoas negras nos pontos de injecção, dor ou vermelhidão. É possível a ocorrência de dores de cabeça e náuseas. Em situações de sobredosagem, podem ocorrer assimetrias e perda de expressões faciais.

 

Quando são evidentes os resultados?

O início de ação da toxina botulínica após injeção é de 2 a 4 dias. Porém atinge o pico de ação entre as 2 e as 4 semanas. Dependendo das doses e tonicidade muscular, o efeito pode durar entre 2 a 6 meses. A repetição dos tratamentos com toxina botulínica aumenta a duração do efeito.

 

Qual o preço do tratamento?

O tratamento com Botox® tem diferentes indicações, podendo o valor variar. Explique-nos o seu objetivo enviando mensagem através do contacto eletrónico oralxxi@gmail.com ou preencher o nosso formulário de contacto.


Testemunhos