Cirurgia Oral


A área da Medicina Dentária que realiza pequenas cirurgias dentro da cavidade oral. As mais frequentes são a extracção de sisos inclusos (dentes que estão dentro do osso), apicectomias, remoção de quistos, remoção de fibromas, cirurgia pré-protética (regularização do osso e da gengiva antes da confecção de próteses), entre outros.

Dentes Inclusos


O que são dentes inclusos?

Os dentes inclusos são dentes que não erupcionaram normalmente, permanecendo debaixo da gengiva e/ou osso. No caso dos semi-inclusos aparece apenas parte do dente na gengiva.   

Siso Incluso    Siso semi-incluso

Os dentes podem não erupcionar por diversos motivos sendo os mais comuns o facto de estarem retidos ou impactados devido ao dente vizinho e osso. Outros motivos podem ser má posição do dente em questão, falta de espaço no maxilar ou lesões.

radiografia siso incluso


Quais os dentes inclusos mais frequentes?

Qualquer dente pode, por diversos motivos, permanecer incluso ou semi-incluso, contudo os que mais frequentemente apresentam esta condição são os dentes do siso e caninos.

    Ortopantomografia mostra sisos inclusos.    Ortopantomografia mostra caninos inclusos.


O que fazer no caso de caninos inclusos?

No caso de caninos inclusos, estes constituem um problema não só funcional mas também estético. Quando detetado precocemente pode ser possível através da cirurgia e ortodontia tracionar o dente até à posição normal na arcada. Por vezes, como o dente definitivo não está orientado corretamente, o dente de leite acaba por permanecer na arcada. Porém é necessário avaliar cuidadosamente se se trata duma agenésia (ausência do dente) ou um dente incluso. Se desconfia que sofre de alguma destas situações marque já uma consulta de avaliação.


Porquê remover os sisos inclusos?

Os dentes inclusos podem ter indicação para serem removidos se causarem lesões na gengiva, osso e dentes vizinhos ou por desenvolverem cárie. Através de radiografias é possível avaliar estas situações e até mesmo prever se um dente poderá vir a dar problemas no futuro.

Principalmente no caso de sisos semi-inclusos, pode haver acumulação de restos alimentares por baixo do capuz de gengiva, causando mau hálito e inflamação gengival dolorosa designada pericoronarite. Outra causa de pericoronarite é a mordedura do capuz de gengiva pelo dente oponente.

Capuz de gengiva cobrindo parte do dente do siso    

 

Não espere pelo aparecimento de sintomas, avalie o quanto antes a presença de sisos e a necessidade de remoção dos mesmos. Marque já a sua consulta!



Testemunhos