Prótese Fixa e Removível

 

O que é a Prostodontia?

Área da Medicina Dentária que apresenta como principal objectivo a reabilitação oral. A reabilitação posso ser fixa ou removível, recorrendo a  próteses removíveis (acrílicas ou esqueléticas), facetas, coroas  ou próteses parciais fixas (sobre dentes ou sobre implantes).

O que diferencia os vários tipos de prótese?

Prótese removível

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a prótese removível pode apresentar estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as funções orais: mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes.

A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

Este tratamento é a alternativa mais económica na reabilitação oral.


Prótese fixa

A Ordem dos Médicos Dentistas define que prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos.

As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objectivo mimetizar ao máximo a dentição natural do indivíduo. Existem outras formas de prótese fixa que não serão aqui abordadas.

A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética. É sentida pelo paciente como parte integrante do seu organismo, devolvendo a sensação de dentes verdadeiros.

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.


Testemunhos