Disfunções Temporomandibulares 

O que é?

As Disfunções Temporomandibulares são consideradas como um conjunto heterogéneo de distúrbios que envolvem a região orofacial, nomeadamente os músculos e a articulação temporomandibular, podendo, no entanto, afetar localizações mais distantes, quando a dor é referida.
São consideradas a segunda desordem músculo-esquelética mais comum, depois da dor lombar, e são a causa mais comum de urgências médico-dentárias de causa não-dentária.

Os Sintomas?

Os sintomas mais comuns são a dor orofacial (em repouso ou em movimento), sons articulares (como estalidos, crepitação ou ressaltos), dificuldade/dor na mastigação e limitação da amplitude da abertura da boca, dores de cabeça ou até alguns sintomas como o zumbido e perda de audição.
As causas são variadas e incluem os traumas, fatores anatómicos, doenças sistémicas (degenerativas, infecciosas, etc.), a ansiedade e o stress, e mesmo predisposição genética.

O diagnóstico?

O diagnóstico das DTM passa pela recolha de uma história clínica e exame físico minuciosos, podendo ser auxiliados por outros exames, como a tomografia axial computadorizada ou a ressonância magnética nuclear.

O tratamento?

O tratamento é muitas vezes multidisciplinar e compreende modalidades conservadoras e não invasivas (autogestão pelo doente, uso de goteiras oclusais, fisioterapia e medicação), e técnicas invasivas (infiltrações articulares, artrocenteses ou artroscopias). Marque aqui a sua consulta na Oral XXI.