_

Botox® na Medicina Dentária

Estética Facial

_

Sorriso Gengival

Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar cerca de três milímetros de gengiva. Uma exposição superior é considerada sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.

Para algumas pessoas, o sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande, chegando a afetar a autoestima.

Com uma pequena aplicação de toxina botulínica de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, tem a sua atividade diminuída.

Hipertrofia dos Masséteres

O sobre-desenvolvimento do músculo masséter não tem uma causa específica, porém pode estar associado a contração excessiva. As injeções com toxina botulínica diminuem a função muscular e consequentemente uma diminuição de massa muscular tornando a face mais afilada.

Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se pelo hábito de ranger os dentes (frequentemente durante o sono) e por apertamento. Este hábito exige uma contração excessiva do músculo masséter, podendo provocar dores musculares e articulares, dores de cabeça, fraturas e atrição dentárias, etc.

Para alívio dos sintomas opta-se por confecionar goteiras ou placas de relaxamento. Outro método é a medicação com relaxantes musculares e ansiolíticos. As injeções com Botox® surgiram inicialmente como complemento ao alívio de sintomas provocados pelo bruxismo, todavia, é cada vez mais um recurso para estes casos, relaxando o músculo masséter e diminuindo as dores musculares, articulares e de cabeça.

Harmonização Facial

Preenchimento labial com ácido hialurónico (1ml),  com intuito de redefinir o lábio e ganhar um pouco de volume.

Preenchimento com Ácido Hialurónico

O ácido hialurónico é utilizado para preencher, dar volume, remodelar o contorno no rosto, corrigir assimetrias entre outras.
Por este material ter uma grande captação de água permite restaurar a hidratação da pele, sendo um grande beneficio extra deste tratamento!
Pode ser utilizado em diversas regiões, como os lábios, mento, olheiras, maçãs do rosto, ângulo da mandibula, marque a sua consulta de avaliação para saber mais !

O que precisa saber sobre Botox®

Perguntas e Respostas

O que é o Botox® ?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses controladas.

Como funciona o Botox® ?

A toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueia a transmissão de estímulos para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Este bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois as terminações nervosas regeneram e o produto perde o seu poder.
A toxina botulínica é uma proteína que diminui a contração muscular, ao bloquear estes sinais nervosos vai eliminar as rugas de expressão.
O seu efeito sente-se de 3 a 7 dias após a aplicação e poderá durar até 6 meses! Para além de motivos estéticos, tem efeitos terapêuticos para relaxamento de certos músculos mastigatórios, provocando alívio caso haja dor prévia.
Esta toxina também pode ser utilizada em casos de hiperhidrose (excesso de sudação), a colocação de toxina nestas áreas ( como a axila ) irá diminuir a produção de suor criando um grande alívio ao paciente

Quais as indicações do Botox® ?

O Botox®, para uso estético, está indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Está indicado para rugas na testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos) e as ‘bunny lines’ (rugas na zona lateral do nariz).

Porque surgem as rugas?

As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto.

A toxina botulínica está também indicada para a hiperidrose (sudação excessiva) das mãos e axilas.

Quais as contra-indicações e efeitos adversos do Botox® ?

O tratamento com Botox® está contra-indicado em mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Indivíduos que estejam medicados com antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, aminoglicosídeos, bloqueadores dos canais de cálcio, sulfato de magnésio ou anti-inflamatórios não-esteróides não devem fazer aplicações. Não devem realizar o tratamento portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Imediatamente após as aplicações de toxina botulínica podem ocorrer pequenas nódoas negras nos pontos de injecção, dor ou vermelhidão. É possível a ocorrência de dores de cabeça e náuseas. Em situações de sobredosagem, podem ocorrer assimetrias e perda de expressões faciais.

Quando são evidentes os resultados?

O início de ação da toxina botulínica após injeção é de 2 a 4 dias. Porém atinge o pico de ação entre as 2 e as 4 semanas. Dependendo das doses e tonicidade muscular, o efeito pode durar entre 2 a 6 meses. A repetição dos tratamentos com toxina botulínica aumenta a duração do efeito.

Qual o preço do tratamento?

O tratamento com Botox® tem diferentes indicações, podendo o valor variar. Explique-nos o seu objetivo enviando mensagem através do contacto eletrónico oralxxi@gmail.com ou preencher o nosso formulário de contacto.

Call Now Button